A importância do Aparelho Dentário
Converse com uma especialista
Preencha para conversar pelo WhatsApp imediatamente
*Não aceitamos convênio odontológico.
A cirurgia ortognática é o procedimento cirúrgico que corrige as alterações nos ossos da maxila, da mandíbula e do mento (queixo), sua finalidade é devolver uma correta função mastigatória, além da estética.
A qualidade da mastigação, além da posição dos maxilares, está diretamente relacionada a posição dentária, que é corrigida e melhorada com o uso de aparelhos ortodônticos.
Outro ponto importante é que além de alinhar e nivelar os dentes, esse tratamento ortodôntico preparatório para a cirurgia, coloca os dentes na posição natural em relação aos ossos da maxila e mandíbula, ou seja, na posição alterada que eles se encontram antes da cirurgia.
O objetivo é tirando qualquer compensação ou tentativa de melhora na posição desses dentes, deixando-os na posição original seguindo os maxilares!
Após todo esse preparo de alinhamento e nivelamento, e mantendo os dentes em sua posição original, acompanhando a arcada mesmo fora da posição, o paciente está apto ao procedimento cirúrgico, no qual o cirurgião irá colocar os ossos da maxila e da mandíbula na posição mais adequada, e consequentemente o dente também, devolvendo ao paciente uma oclusão (mordida) correta.
Tipos de aparelho
Este aparelho é aquele que emprega os elásticos individuais (borrachinhas coloridas), pode ser metálico ou estético (da cor dos dentes), onde serão instalados os fios ortodônticos que gerarão os movimentos dentários.
Este aparelho é aquele que não utiliza as borrachinhas, pois, possui uma porta ou tampa, que fecha o braquete e da liberdade de movimento do fio ortodôntico. É um aparelho que gera movimentos muito mais suaves e indolores, onde mutas vezes podemos observar que o tratamento, pode, diminuir o seu tempo em torno de 20 a 30%. Também podemos utilizar os braquetes metálicos ou estéticos.
Está é a grande novidade no mundo da ortodontia, pacientes que não podem utilizar braquetes na boca por vários motivos, trabalho, convívio social ou mesmo o incômodo de estar com o aparelho, caminham para este segmento. São placas de plástico, específico para este trabalho, que geram os movimentos e a correção das posições dentárias. Sim é muito confortável e de fácil adaptação. Mas necessita de um comprometimento por parte de paciente, ou seja, tem que usar por 20 a 22 horas por dia, sim apenas remover o aparelho para comer.
Perguntas frequentes
O tempo de tratamento varia muito com a complexidade de cada caso, com a necessidade de cada paciente, mas podemos dizer que temos uma média geral de 6 meses a 3 anos.
Sim, podemos realizar o tratamento do paciente com aparelho ortodôntico convencional (braquete metálico), com braquetes estéticos ( transparente) ou com alinhadores invisíveis, como o Invisalign. No consultório trabalhamos com todos os tipos de aparelho.
Não, o tempo de uso do aparelho depende diretamente da dificuldade de cada caso, e não da necessidade da cirurgia.
Não, o tratamento não dói! É comum sentir uma pressão na movimentação dos dentes em períodos de ativação do aparelho, mas o tratamento não dói.
Isso é mito, os aparelhos dentários não estragam os dentes. O que ocorre é que devido a uma má higienização dos dentes durante o tratamento com o aparelho pode ocorre um aumento das cáries e doenças periodontais (doença da gengiva).
Não existe um número de idade limite, durante a avaliação observamos a condição dos dentes e do seu suporte ósseo para indicar o tratamento.
Pode sim, todo o preparo é realizado normalmente com o uso do Invisalign e fazemos apenas algumas adaptações no momento da cirurgia, sem prejuízos ao tratamento.
Conte-nos o que está acontecendo
Para qualquer urgência, nosso telefone, redes sociais e email estão disponíveis.
Dor de dente pode ser sim um indicativo de algum processo infeccioso!
Ligue agora