Dor de dente, o que eu posso fazer?

As infecções odontogênicas se iniciam quando problemas na gengiva ou lesões de cárie não são adequadamente tratadas, chegando a atingir a região da polpa do dente. Essas infecções progridem devido a fatores locais, como o tratamento incorreto ou insuficiente da causa, e também devido a fatores sistêmicos, como algumas doenças (diabetes por exemplo), além de fatores imunológicos. Assim as bactérias atingem espaços da face mais profundos e que disseminam mais rapidamente a infecção. 

Geralmente os pacientes apresentam um inchaço na região da gengiva ou da bochecha, podendo, em casos graves, atingir até mesmo a região do pescoço, tórax ou a região cerebral, podendo levar até mesmo a óbito.

Os sintomas mais comuns são a dor, inflamação da gengiva, presença de secreção (pus), inchaço no rosto, que pode ser na região da bochecha, dos olhos ou do pescoço, dificuldade para abrir a boca, e em casos mais graves, febre, dificuldade e dor para engolir e até dificuldade para respirar.

O tratamento se baseia principalmente na remoção da causa (tratamento ou remoção do dente infectado), em conjunto com medicação adequada, e quando necessária drenagem do abscesso formado. Geralmente o tratamento é feito no próprio consultório com anestesia local, porém em casos mais graves, é necessário o atendimento hospitalar, com medicação intravenosa, drenagem do abscesso com anestesia geral e acompanhamento mais especifico do quadro. 

A prevenção é sempre a melhor opção, mantendo sempre a saúde bucal adequada, acompanhamentos periódicos com os profissionais da área, e em caso de dor ou inflamação o paciente deve sempre procurar o profissional no início do aparecimento dos sintomas e nunca se automedicar.

Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, mantemos o distanciamento social e nossos canais de comunicação estão funcionando para tirar dúvidas e agendar consulta em caso de dor.

Em casos urgentes, contate-nos por WhatsApp!

Perguntas frequentes

As principais causas são infecções na gengiva, por microrganismos da placa bacteriana, e as cáries dentárias, que quando não tratadas corretamente contaminam a polpa do dente. Essa contaminação evolui necessitando de um tratamento de canal, da polpa do dente, que quando não tratada corretamente pode se tornar uma infecção.

Geralmente a infecção tem início com uma dor de dente, inchaço e vermelhidão na gengiva, com presença de pus em alguns casos, que pode se desenvolver para um inchaço no rosto e até para o pescoço. Em casos mais graves pode evoluir com febre, dor para engolir e até dificuldade respiratória.

A princípio não, pode apenas ser um sinal de uma carie dentária que já está muito próxima ou já atingiu as terminações nervosas da polpa do dente, gerando um estímulo de dor.

Primeiramente você pode procurar o consultório dentário para o tratamento da causa, ou seja, do dente em conjunto da infecção, caso seja necessário o profissional pode encaminhar o paciente para o
hospital.

Não, a medicação auxilia no controle dos sinais e sintomas da doença, porém a cura completa se dá através da remoção da causa da infecção, que seria o dente.

Em casos de infecções graves, com febres altas continuamente, dor para engolir e dificuldades respiratórias.

Em ambos o tratamento visa a remoção da causa, seja tratando o dente contaminado ou extraindo (removendo) esse elemento. A drenagem do abscesso formado também pode ser realizada nos dois ambientes, porém no hospital para o tratamento de infecções graves a drenagem é realizada em regiões mais profundas, sendo necessária uma anestesia geral e medicação intravenosa após.

Sim, no tratamento dentário e da drenagem do abscesso, se houver, o profissional usa anestesia local. Utilizando as técnicas corretas de anestesia é possível realizar o procedimento de forma indolor com o
paciente bem anestesiado.

Conte-nos seu caso

[contact-form-7 id="874" title="dracarolinaventura"]

Para qualquer urgência, nosso telefone, redes sociais e email estão disponíveis.

Dor de dente pode ser sim um indicativo de algum processo infeccioso!

Contate-nos por WhatsApp